Qual tecido escolher para a reforma de sofá?

Qual tecido escolher para a reforma de sofá?

Além de ser um dos móveis mais utilizados em uma residência, o sofá também completa a decoração do ambiente. Por conta disso, utilizar tecidos que trazem um visual agradável contribui na construção de um lugar bonito e harmonioso.

São diversas as opções de tecidos que podem ser utilizados na reforma de sofá. A pergunta é: qual o melhor deles?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo este post que vamos lhe dizer as melhores opções de tecidos para sofá, e os pontos positivos e negativos de cada um. Acompanhe!

Como escolher o tecido para a reforma de sofá

Possivelmente a primeira coisa que passa pela sua cabeça na hora de escolher um tecido para a reforma de sofá é a cor e a estampa, ou seja, o visual que ele terá após a reforma.

Lógico que a parte estética é muito importante, mas junto com ela é preciso se atentar a diversos outros fatores, entre eles:

  • a frequência de uso do sofá;
  • local onde ele ficará;
  • se será ou não exposto ao sol;
  • presença de crianças e animais de estimação;
  • funcionalidade do tecido.

Analisando esses pontos fica mais fácil escolher o tecido que vá ao encontro do que você procura, unindo um aspecto bonito à durabilidade.

Cada tecido tem as suas características, seus pontos positivos e seus pontos negativos. Veja abaixo os mais indicados para uso em reforma de sofá e, dentro da utilização do seu, escolha o que melhor se encaixa.

Os de menor custo

Os valores também influenciam na escolha do tecido para reforma de sofá, e o bom é que há tecido para todos os bolsos. Os considerados mais em conta são o couro sintético, a sarja e a lona.

Couro sintético

O visual do couro sintético, quando comparado ao natural, não deixa muito a desejar. Entretanto, ele é um tecido com durabilidade muito inferior, e no final a economia pode não ser tão real assim, já que com pouco tempo de uso pode ser necessária uma nova troca de tecido.

Sarja

Esse é o tecido perfeito para quem pretende combinar conforto, refrescância e elegância. Tem as vantagens de não aderir sujeiras facilmente, é resistente e bem maleável.

Lona

A lona é feita de algodão e tem a trama mais simples que a sarja. Por esses motivos é um tecido que tem a vantagem de ser barato, resistente, impermeável e que também não adere sujeira.

 

Os chiques, porém frágeis

Se você procura um ar um pouco mais sofisticado, pode lançar mão do linho, da seda ou de um tecido 100% algodão. Mas antes de optar por um desses, considere o fato de que eles são mais frágeis e delicados, por isso a utilização do sofá deve ser o primeiro fator a se considerar.

Linho

Suas principais vantagens é ser antialérgico, ter boa permeabilidade e ser ecologicamente sustentável. Mesmo após longos períodos de uso o linho continua com aparência de novo, inclusive mantendo a sua cor original mesmo após diversas lavagens.

 

Seu maior ponto negativo é o fato de que ele tende a encolher.

Seda

Com certeza um dos tecidos que proporcionam o visual mais sofisticado. Entretanto, tem vários pontos negativos quando utilizado na reforma de sofá. Alguns deles é o fato de manchar facilmente, não ser resistente e ter um custo elevado.

Outra questão é que para que a seda fique com um bom aspecto na reforma do sofá, é necessário que haja outro tecido embaixo.

Por conta de todos esses detalhes é que esse tecido é indicado somente para lugares onde o sofá terá pouco uso.

Algodão 100% não impermeabilizados

Os tecidos 100% algodão, se não tratados ou impermeabilizados, tendem a ser pouco resistentes. Porém, seu maior ponto positivo é dar ao sofá, e demais estofados, um excelente acabamento.

Os chiques, e mais resistentes

Se você não quer abrir mão da sofisticação há opções que fazem bem essa função e são um pouco mais resistentes que os citados anteriormente: é o caso do jacquard, veludo e do couro natural.

Jacquard

Um dos mais resistentes, o jacquard está entre os tecidos mais utilizados para reforma de sofá e estofados em geral.

Possui uma trama bem fechada, o que permite um acúmulo de sujeira bem menor, facilitando a limpeza. Além disso, dá um visual requintado e sofisticado.

Veludo

Sua indicação de uso é para locais com clima mais frio. Tem como pontos positivos a sensação de conforto que proporciona e a elegância do seu acabamento.

Couro natural

Um dos tecidos com custo mais elevado, porém tem durabilidade extremamente longa. Só não é muito indicado para lugares com temperaturas elevadas.

Os com melhor custo-benefício

E para quem não dispensa economia, mas quer produtos com qualidade o chenille, o suede e sintéticos com certeza estão entre as melhores opções.

Chenille

Já foi muito usado, mas atualmente perdeu a vez para o suede. É um tecido que dá uma aparência muito bonita ao sofá, é macio e muito confortável, mas com alguns pontos negativos, principalmente no quesito limpeza.

Seus inúmeros vincos acumulam poeira facilmente, o que dificulta a limpeza e não é indicado para locais com pessoas alérgicas, crianças ou animais de estimação.

Suede

O mais utilizado atualmente ganhou o gosto popular devido ao seu valor e sua beleza. É confortável e fácil de limpar. Mas para evitar acidentes com líquidos, é importante fazer a impermeabilização caso opte por esse tecido.

Sintético

Os tecidos sintéticos têm boa resistência, e são os mais fáceis de limpar e higienizar. São impermeáveis naturalmente e perfeitos para locais com animais domésticos, crianças e pessoas alérgicas, pois não retém poeira. Seu único ponto negativo é que ficam muito gelados no inverno, e aquecem muito no verão.

Viu quantas opções de tecido existem para a reforma de sofá? Agora, basta escolher aquele que mais se ajusta ao seu lar e solicitar a reforma de sofá com a Tapeçaria Incanto.

Entre em contato agora através do site, pelo telefone (11) 2673-1088 ou whatsapp (11) 9.4003-6336 e solicite um orçamento. E não se preocupe com o transporte do seu sofá. A Tapeçaria Incanto oferece a seus clientes o sistema “leva e traz”.

Comodidade e qualidade juntas para lhe atender!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

By | 2018-08-03T19:27:28+00:00 agosto 3rd, 2018|Sem categoria|